Uma das maleitas que mais atinge os motores Td5, é sem dúvida o empeno do colector de escape, sobretudo em motores mais 'musculados'.
Faz-se notar por um barulho do tipo 'máquina de costura', que não é mais do que uma fuga de gases numa ou até mais saídas de escape, normalmente nos extremos, fazendo-se visualmente notar pela libertação de fumo e correspondentes manchas negras no bloco. Foi o que aconteceu com o meu motor.
Desmontado o colector, a verificação do empeno foi facilmente notada, pelo que a sua rectificação no plano foi imperiosa, trabalho que foi executado por um rectificador competente.
Contudo, surgiu a preocupação de corrigir o mau desenho do colector, que impede a sua dilatação com o aumento da temperatura dos gases de escape (óbviamente que falamos de valores EGT admissíveis para motores diesel).
A decepação dos pernos verifica-se porque a furação original para fixação do colector ao bloco, é uniforme e justa (9mm), não permitindo o jogo de dilatação. A substituição dos pernos originais por pernos mais resistentes não é solução por várias razões.
O processo de correcção é simples e utilizado pela Caterpillar nas suas máquinas de grande porte, que mais não é que alargar gradualmente esses furos.
Neste caso, manteve-se a furação do 3º cilindro (o do meio), alargou-se para 10,5mm os furos do 2º e 4º cilindros, e para 11mm os furos do 1º e 5º cilindro. Desta forma, será possível ao colector jogar com as amplitudes térmicas a que será submetido.
Antes da montagem do colector alterado, foi necessário extrair o perno partido, operação de certa forma melindrosa, tratando-se de pernos de aço e o bloco ser de alumínio. Mas com paciência e com a ferramenta adequada a extracção fez-se sem problemas.
A montagem do colector fez-se acompanhar da montagem de novas juntas no colector de escape, na união entre o colector e o turbo, e no tubo de alimentação de óleo a este órgão fundamental.
Tratando-se de uma operação trabalhosa, executa-se melhor sem o radiador de arrefecimento e sem o permutador ar-ar (intercooler), o que aproveitando o 'já agora', levou à lavagem deste último, à lavagem do circuito de arrefecimento e à substituição da correia auxiliar e respectivo tensor.
5 comentários:
Muito bem! Continuem o bom trabalho manos!
;-)
Parece ser uma boa solução.
Mas o que acham desta alternativa ?
http://web.mac.com/rovertech/TRT/Vehicle_Modifications/Entries/2008/5/11_Solving_the_TD5_Manifold_warp_issue.html
Viva PBre,
Pelo facto de se se eliminarem as pregas de união das saídas do colector, não se evita a dilatação do mesmo. Apenas se atenua.
Por outro lado, as pregas fornecem alguma resistência adicional ao conjunto e ao retirá-las...
Mas esta é apenas a minha opinião.
Correcto
A ideia desta alternativa segundo percebi é que sem as pregas existe um arrefecimento mais favorecido não havendo assim sobreaquecimento de todo o colector. Evita-se a dilatação que provoca este problema !
Aproveito para vos convidar a ir a http://randlover-bre.blogspot.com/
Boas PBre,
Não partilho da ideia do 'arrefecimento favorecido' sem as pregas.
Aliás, garanto que retirar as pregas e não alargar os furos é 1/2 caminho andado para... mais do mesmo. Inclusive com pernos com secção reforçada, aço 'xpto' etc,etc.
Quanto ao blog, parabéns.
Land Rovers ficam bem em qualquer lado.
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