Após 15 anos de uso intensivo, o comando para ligar e desligar o alarme e imobilizador do meu Defender, deixou de funcionar.
A membrana que cobre os botões rompeu-se e muito tempo depois, o comando deixou mesmo de funcionar. O botão destinado a desligar o sistema de segurança, entregou a alma ao criador.
Face ao preço proibitivo pedido pelos concessionários Land Rover pela venda de uma unidade nova de substituição, decidi reparar eu mesmo o comando e trazê-lo de novo 'à vida'.
Após abrir a caixa separando-a pela metade, retirei a bateria – uma unidade de 3 Volt de Lítio (CR2032). Com um multímetro, verifiquei a acção dos pequenos botões e confirmei a avaria num deles.
Por sorte, dispunha de vários exemplares destes micro-interruptores (do tipo normalmente aberto), que utilizo para outros fins. Por precaução e não ter que executar a mesma operação daqui a algum tempo por falência do outro botão, decidi substituir as duas unidades, que requerem algum à vontade no manejo do ferro de soldar, para não deteriorar a PCB (placa de circuito impresso), algum minúsculo componente vizinho, ou mesmo os novos micro-interruptores.
Para substituir a membrana danificada, acabei por adquirir no Ebay, uma caixa completa, já com a membrana. Coloquei uma pilha nova e pronto… para mais uns anos de serviço.
De seguida, tive necessidade de programar o PLIP, já que este esteve sem bateria durante muito tempo. Procedi da seguinte forma:
- Com outro comando, desactivei o alarme no Defender;
- Abri a porta e fechei-a novamente;
- Com o comando reparado, pressionei várias vezes o botão de ligar, até activar o alarme (os piscas ligam 3 vezes);
- Ainda com este comando, pressionei o botão de desligar, para desactivar o alarme (os piscas ligam 1 vez, por período mais alongado).