Convido-o, tal como nós, a pôr as mãos no óleo.

Ser proprietário de um Land Rover é muito mais do que possuir o nome inscrito em qualquer título de propriedade. É gozá-lo na plenitude, disfrutando das várias oportunidades que estes veículos nos dão para melhor os conhecer, quer conduzindo-os, quer a mantê-los, e até a repará-los.
Não será esta a razão porque os Land Rover são os veículos mais conhecidos no mundo? Mesmo nos locais mais inóspitos?
Não será esta a razão porque os Land Rover são os veículos com maior número de aficionados?
Neste blog, pretendemos dar a conhecer a nossa experiência debaixo deles, quer mantendo-os, quer aperfeiçoando-os, ou até a repará-los.
A isto se chama 'acarinhar'.
E para isso, temos que pôr as mãos no óleo, convidando-o também a fazê-lo.

Acarinhe o seu Land Rover.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Reparar Comando (Plip)


Após 15 anos de uso intensivo, o comando para ligar e desligar o alarme e imobilizador do meu Defender, deixou de funcionar.
A membrana que cobre os botões rompeu-se e muito tempo depois, o comando deixou mesmo de funcionar. O botão destinado a desligar o sistema de segurança, entregou a alma ao criador.
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Face ao preço proibitivo pedido pelos concessionários Land Rover pela venda de uma unidade nova de substituição, decidi reparar eu mesmo o comando e trazê-lo de novo 'à vida'.
Após abrir a caixa separando-a pela metade, retirei a bateria – uma unidade de 3 Volt de Lítio (CR2032). Com um multímetro, verifiquei a acção dos pequenos botões e confirmei a avaria num deles.
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Por sorte, dispunha de vários exemplares destes micro-interruptores (do tipo normalmente aberto), que utilizo para outros fins. Por precaução e não ter que executar a mesma operação daqui a algum tempo por falência do outro botão, decidi substituir as duas unidades, que requerem algum à vontade no manejo do ferro de soldar, para não deteriorar a PCB (placa de circuito impresso), algum minúsculo componente vizinho, ou mesmo os novos micro-interruptores.
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Para substituir a membrana danificada, acabei por adquirir no Ebay, uma caixa completa, já com a membrana. Coloquei uma pilha nova e pronto… para mais uns anos de serviço.
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De seguida, tive necessidade de programar o PLIP, já que este esteve sem bateria durante muito tempo. Procedi da seguinte forma:
  1. Com outro comando, desactivei o alarme no Defender;
  2. Abri a porta e fechei-a novamente;
  3. Com o comando reparado, pressionei várias vezes o botão de ligar, até activar o alarme (os piscas ligam 3 vezes);
  4. Ainda com este comando, pressionei o botão de desligar, para desactivar o alarme (os piscas ligam 1 vez, por período mais alongado).

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