Convido-o, tal como nós, a pôr as mãos no óleo.

Ser proprietário de um Land Rover é muito mais do que possuir o nome inscrito em qualquer título de propriedade. É gozá-lo na plenitude, disfrutando das várias oportunidades que estes veículos nos dão para melhor os conhecer, quer conduzindo-os, quer a mantê-los, e até a repará-los.
Não será esta a razão porque os Land Rover são os veículos mais conhecidos no mundo? Mesmo nos locais mais inóspitos?
Não será esta a razão porque os Land Rover são os veículos com maior número de aficionados?
Neste blog, pretendemos dar a conhecer a nossa experiência debaixo deles, quer mantendo-os, quer aperfeiçoando-os, ou até a repará-los.
A isto se chama 'acarinhar'.
E para isso, temos que pôr as mãos no óleo, convidando-o também a fazê-lo.

Acarinhe o seu Land Rover.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Substituir o Tensor da Correia Auxiliar

Estou farto da chiadeira que me emprenha os ouvidos todas as manhãs, ao pôr o Defender a trabalhar. Trata-se do tensor da correia auxiliar, que se está a despedir.

Desconhecendo se é, ou não tarefa fácil, substituir o rolamento e poupar assim a substituição do tensor, e pelo pouco tempo disponível para que o carro ficasse esventrado mais do que o tempo necessário à substituição do 'chiador', decidi seguir a recomendação da Land Rover e adquiri uma peça de substituição (ERR6951).

Para se trabalhar à vontade, nada melhor do que tornar o acesso amplo à zona do tensor, desmontando a frente do Def., nomeadamente 0 radiador de refrigeração e permutador de ar da admissão (intercooler), ficando a frente do motor completamente exposta.





Retirar a ventoínha de refrigeração e respectivo acoplamento viscoso, não foi tarefa fácil, quer por não dispor de uma chave de 36mm à mão (LRT-12-094) e a ferramenta de bloqueio do viscoso (LRT-12-093). Mas se Maomé não vem à montanha, vai a montanha a Maomé. Construímos as ferramentas. E desmontamos a unidade viscosa.




Desmontar o componente defeituoso, parece agora fácil, não fora a cabeça do parafuso de fixação do tensor, ser ranhurada, obrigando-me a procurar no mercado da especialidade, uma chave de 14mm desse tipo.




Consegui finalmente, aquirindo um jogo de chaves de caixa da marca 'Stanley', todas elas com esta configuração.





O tensor está à vista, e o parafuso da esquerda é o que é necessário desmontar para levar a cabo a sua substituição.
O novo tensor já está no seu lugar. A correia auxiliar possui 93.000 km e está ainda em bom estado. Porém, decidi mudá-la. Desta forma, é menos um problema que teria de defrontar talvez daqui a uma dezena de km.

Uma vez lavado todo o circuito de refrigeração, este foi montado e cheio com liquido de refrigeração anti-congelante (diluido em 20%).

Voilá! Já não chia.

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